EDITORIAL

As tecnologias de fabrico aditivo vieram transformar o status quo de inúmeras indústrias: possibilitar a construção de geometrias complexas, fabricar conjuntos funcionais, reduzir custos e tempos de produção, produzir componentes mais leves e eficientes, abrindo assim, um novo leque de oportunidades para quem utiliza estas tecnologias disruptivas.

Numa altura de cada vez maior incerteza em termos de estabilidade de cadeias de fornecimento e de acesso a matérias-primas e recursos essenciais, a adoção do fabrico aditivo apresenta-se como uma alternativa real para contornar estes problemas, mantendo as empresas competitivas. No que diz respeito ao fabrico aditivo de metais, os técnicos, engenheiros e investigadores são frequentemente limitados ao nível da formação prática hands-on, devido ao elevado custo, centralização e indisponibilidade dos equipamentos destas tecnologias.

É aqui que a Xact Metal entra em cena, respondendo às necessidades da indústria e entidades educacionais com máquinas acessíveis, versáteis, de configurações e interfaces intuitivas e simples, que permitem rápidas trocas entre impressões e baixos tempos de setup. Devido à simplicidade destes equipamentos, não é preciso ter uma elevada formação prévia sobre esta tecnologia, visto que se consegue rapidamente aprender o necessário e essencial para operar e retirarem o maior proveito das mesmas, com o auxílio dos técnicos especializados da marca e seus representantes. Isto torna esta solução de equipamentos bastante apetecíveis para entidades que pretendem iniciar a sua caminhada no ramo do fabrico aditivo.

Você pode ver todo o conteúdo no link a seguir: