EDITORIAL

Muitas empresas questionam frequentemente quão relevante podem ser as tecnologias de fabrico aditivo nos seus âmbitos industriais, quando já têm os seus processos de fabricação tradicionais bastante consolidados. Até aos dias de hoje, os processos convencionais de fabrico têm sido responsáveis pela maior parte da produção industrial, tendo estes as suas próprias limitações. Posto isto, já era de esperar que a chegada do fabrico aditivo revolucionasse a indústria, permitindo que as empresas inovem os seus processos e os tornem mais eficientes, elevando-as para outro patamar, visto que estas tecnologias permitem alcançar resultados que nunca antes seriam possíveis.

Uma das vantagens mais significativas das tecnologias de fabrico aditivo é a capacidade de a mesma máquina poder fabricar infinitos tipos de peças distintas, com total liberdade geométrica e uma grande variedade de materiais.

Uma das grandes aplicações do fabrico aditivo na indústria é a construção de ferramentas auxiliares de produção, sendo esta uma estratégia chave para aumentar a eficiência e produtividade em chão de fábrica.

As ferramentas fabricadas com estas tecnologias ajudam a aumentar a produção, melhorar a qualidade, diminuir custos e reduzir as lesões dos trabalhadores, oferecendo benefícios em praticamente todas as etapas do processo de fabrico. A utilização da impressão 3D para este efeito permite também reduzir o lead time do fabrico destas ferramentas. Ser capaz de produzir ferramentas da noite para o dia, em vez de esperar duas ou três semanas pela mesma peça maquinada ou soldada, traduz-se em economias de gastos significativas e num rápido retorno do investimento inicial.

Tipicamente, a impressão 3D é utilizada neste âmbito para fabricar guias de montagem, ferramentas de alinhamento, ferramentas de qualidade e inspeção, garras de robots, dispositivos de segurança e ergonomia, ferramentas de logística e embalagem, entre muitas outras aplicações. A possibilidade de construir tudo isto num só equipamento, com materiais de alto desempenho, permite a substituição componentes metálicos que são pesados, difíceis de manipular, dispendiosos e que demoram bastante tempo a serem fabricados.

Você pode ver todo o conteúdo no link a seguir: