Indústria

Diferentes setores industriais têm um aspeto em comum: a necessidade de garantir que suas linhas de produção funcionem de forma ininterrupta e com a máxima eficiência, sem erros.

A impressão 3D oferece a possibilidade de projetar e fabricar ferramentas, sejam elas de posicionamento ou de retenção, que facilitam o trabalho dos operadores e reduzem a taxa de erro.

  • As garras do robô são um bom exemplo desse tipo de ferramenta: precisam ser leves, resistentes e, muitas vezes, é preciso garantir que não arranhem a parte que seguram.

  • Na indústria, a capacidade de fabricar protótipos num curto espaço de tempo também é muito importante, tanto para protótipos estéticos quanto para protótipos funcionais, ou seja, que seu funcionamento possa ser verificado. Para isso, são necessárias impressoras 3D precisas e, ao mesmo tempo, podem utilizar materiais equivalentes aos do produto final.

  • As impressoras Method e Intamsys têm a capacidade de trabalhar com materiais comuns, como ABS, ASA, PC-ABS, NYLON ou NYLON-CF. Para aplicações mais exigentes, existem modelos das marcas Intamsys que podem fabricar peças com ultra-polímeros como PEEK ou PEI, que suportam as mais adversas condições mecânicas e químicas.

  • Para peças que devem resistir a grandes esforços mecânicos, a melhor solução é usar reforço contínuo de fibra de carbono para obter resistências superiores às do alumínio, graças à tecnologia de Coextrusão de Fibra Contínua da Anisoprint, CFC.

  • A impressão 3D também é uma excelente solução para tiragens curtas, evitando os altos custos de um molde de injeção ou a programação de fresagem CNC. Porém, as peças de uso final devem ser fornecidas com acabamento perfeito, que é o que alcançam as soluções de pós-impressão PostProcess, disponíveis tanto para a retirada de suportes solúveis quanto para o acabamento superficial de qualquer peça plástica.

  • A indústria petroquímica exige componentes metálicos de alta eficiência, tanto para microturbinas, turbocompressores e dissipadores de calor, e a melhor forma de fabricá-los é usando ligas metálicas específicas, implementando canais internos, paredes finas e geometrias planas, o que só é alcançado com a tecnologia de impressão 3D de metal Xact Metal.

Produtos relacionados

Casos de sucesso relacionados

Acelere o desenvolvimento e a produção
do medidor de controle de qualidade
personalizado com Intamsys

Fabricação de trocadores de calor
graças aos processos SupportFree
da VELO 3D