Transporte

Automóvel, aeronáutica, ferroviário e náutico.

  • O setor de transporte inclui:
    Automóvel
    Aeronáutica
    Ferroviário
    Náutico

  • Em geral, no setor Automóvel, a impressão 3D é utilizada para a construção de protótipos estéticos e até funcionais, para a fabricação de ferramentas diversas para linhas de produção, para peças finais customizadas e para moldes de laminação de fibra de carbono, entre outras aplicações.

  • No setor aeronáutico, as tecnologias de fabrico aditivo são utilizadas tanto para a produção de peças (que são utilizadas diretamente em aviões civis) com materiais certificados para voar, bem como ferramentas de grande formato que favorecem os processos de fabricação. A substituição de componentes metálicos em peças impressas em 3D é uma grande vantagem neste setor, pois reduzir o peso e manter o mesmo desempenho são requisitos essenciais para o bom desempenho dos projetos.

  • O setor Ferroviário costuma requerer peças muito grandes, tanto para protótipos quanto para peças finais, a utilização de materiais resistentes ao calor (ou revestimentos), bem como moldes para laminação de fibras (vidro e carbono). Atualmente, existem tecnologias de impressão 3D que podem responder a todas essas aplicações.

  • O setor Náutico ou Naval encontra uma infinidade de aplicações no mundo do 3D tanto para a realização de grandes peças ou moldes para laminação de compósitos, como para a fabricação de ferramentas de produção. Por ser um setor onde muitas das peças são fabricadas de forma única, as vantagens da fabrico aditivo são claras: evita a fabricação de moldes, diminui o tempo de produção e reduz custos.

  • Juntos, todos esses setores industriais exigem a capacidade de fabricar peças com materiais de alto desempenho e com tolerâncias muito precisas.

  • As impressoras Intamsys têm a capacidade de trabalhar com materiais funcionais como ABS, ASA, PC-ABS, NYLON ou NYLON-CF. Para aplicações mais exigentes, existem os modelos Intamsys PRO 410 ou 610 HT, que podem fabricar peças com ultrapolímeros como PEEK ou PEI, que resistem às mais adversas condições mecânicas e químicas.

  • Para peças que devem suportar grandes esforços mecânicos, a melhor solução é usar reforço contínuo de fibra de carbono para obter resistências superiores às do alumínio, graças à tecnologia de Coextrusão de Fibra Contínua, CFC, da Anisoprint

  • A impressão 3D também é uma excelente solução para séries curtas, evitando os altos custos de um molde de injeção ou a programação de fresagem CNC. Porém, as peças de uso final devem ser fornecidas com acabamento perfeito, que é o que alcançam as soluções de pós-impressão PostProcess, disponíveis bem para a remoção de suportes solúveis como para o acabamento superficial de qualquer peça plástica ou metálica.

  • A indústria aeronáutica requer componentes metálicos leves e altamente eficientes, por exemplo, para a fabricação de microturbinas, turbocompressores ou permutadores de calor, e a maneira ideal de os fabricar é utilizando ligas metálicas específicas, implementando canais internos, paredes finas e geometrias planas, que é alcançado apenas com tecnologia de fabrico aditivo de metal, Xact Metal.

Produtos relacionados

Casos de sucesso relacionados

Elevando o Design de Cockpit
de Aeronave Comercial
com Impressão 3D

Mais Informação >

Redução de 40% do peso em um suporte
de assento de avião impresso em 3D
com Anisoprint